Artigos sobre: Cadastros

Como criar ou atualizar locais de trabalho em lote (Importador i05)

Criar ou atualizar locais de trabalho um a um no site Gestão pode demandar bastante tempo. Sabendo disso, criamos uma ferramenta de importação de arquivos em lote, agilizando esse processo e garantindo que tudo fique registrado de forma rápida e eficiente.


⚠️Aviso: Este importador não é aplicável caso sua empresa possua integração de cadastros ativa com outros sistemas, como Sankhya ou similares.


Passo a passo:


Acesse o importador


No menu superior do site Gestão, clique em gestão. Depois clique em relatórios e registros. Na lista de "importadores", selecione a opção I05 - Importadores de arquivos.



  1. Faça os filtros necessários


Em "tipo de importação", selecione a opção Locais de trabalho.



Logo abaixo, selecione a extensão do arquivo desejada para fazer o download da planilha modelo para preenchimento das informações.



💡 Dica: O programa Excel aceita todas as extensões mencionadas. No entanto, planilhas em formato CSV não possuem formatação visual, o que pode dificultar a leitura. Por isso, recomendamos testar inicialmente as outras extensões. Para versões mais recentes do Excel, a extensão "xlsx" é a mais indicada.


  1. Preencha a planilha modelo


  • Na planilha, terão 2 abas de navegação: Criação e Atualização.


Os dados deverão ser adicionados a partir da linha 4 da planilha.


⚠️ Atenção:


Certifique-se de que as células da planilha estejam configuradas no formato "Texto". Antes de inserir os dados dos funcionários, ajuste o formato das células para evitar erros durante a importação do arquivo e garantir que as informações sejam processadas corretamente pelo sistema.



Para cadastrar



3.1 Para criar novos locais de trabalho, utilize a aba "Criação" da planilha e preencha todas as colunas indicadas como “Campo obrigatório”. As colunas identificadas como “Campos opcionais” podem ser deixadas em branco, mas caso sejam preenchidas, as informações serão adicionadas ao cadastro. Certifique-se de que os dados informados estejam corretos para garantir o sucesso da importação.


Campos obrigatórios


  • Nome do local: Nome exato do local de trabalho que será cadastrado.
  • Empregadores (número de identificação): Número de identificação do empregador vinculado ao local. Pode conter pontuação, como CNPJ.
  • País: País do local cadastrado, seguindo o padrão internacional (por exemplo, "BR" para Brasil).
  • UF: Sigla do estado (Por exemplo, "SP" para São Paulo).
  • Cidade: Nome exato da cidade onde o local de trabalho se situa.


Os demais campos são opcionais. Na segunda linha da planilha há uma explicação sobre o campo e/ou como ele deve ser preenchido.


Para atualizar



Caso queira atualizar um cadastro já existente, utilize a aba "Atualização" da planilha. Nessa aba, insira as informações das empresas que precisam ser ajustadas no sistema. A primeira coluna é de preenchimento obrigatório, e serve para identificar o local de trabalho já cadastrado. As demais colunas devem ser preenchidas com a informaçãoque deseja modificar.


Aqui também é possível entender como preencher o campo com a explicação de cada coluna na segunda linha da planilha.


  1. Salve as informações


Depois de preencher a planilha de acordo com o objetivo definido, salve o arquivo. Se estiver utilizando o programa Excel, clique em "Arquivo", e depois em "Salvar", ou aperte as teclas CTRL + S.

  1. Importe o arquivo


  • Retorne ao site Gestão, no mesmo local instruído no item 1, e selecione novamente a opção I05 - Importadores de arquivos.
    Clique no campo abaixo, e selecione o arquivo no seu computador com as informações preenchidas.



Finalize clicando em importar.



Confira as informações importadas


Aguarde o processo de importação da planilha ser finalizado.



Quando o processo for concluído, será gerado um relatório com o feedback da importação. Certifique-se de que o cadastro do local de trabalho foi criado ou atualizado na pataforma.



Agora que você aprendeu como criar e atualizar cadastros de locais de trabalho de forma rápida e eficiente através da importação do I05, o processo de gestão de registros de empresas na plataforma Pontotel se torna muito mais ágil. Ao seguir os passos e garantir que os dados estejam corretamente preenchidos, você evita erros e assegura que todas as informações sejam refletidas com precisão no sistema.


Se precisar de suporte adicional, entre em contato com o nosso time pelo WhatsApp. Estamos prontos para te ajudar!

Actualizado em: 25/06/2025

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